domingo, 21 de setembro de 2008

Quer mudar o mundo? Saia da rotina


O homem moderno desfruta de muito conforto. São inúmeras as inovações nas áreas de alimentação, higiene, transportes, entretenimento, entre outras, que tornaram a vida no século XXI mais prática e dinâmica. Infelizmente, este estilo de vida acelerou o consumo em escala mundial e exigiu do planeta mais do que ele pôde suportar.

O que fazer para alterar a situação e evitar um desastre ambiental? Hoje, esta questão pede uma atitude séria e comprometida, que vai além do discurso e exige mudanças profundas na rotina do dia-a-dia. Temos que abrir mão de uma série de facilidades para diminuir nossa pegada ecológica (ou seja, nosso impacto na natureza). É até mesmo promover o chamado "regresso sustentável".

Recuperar alguns comportamentos que ficaram no passado - um tempo em que não havia carros tão poluentes, sacolas plásticas, fraldas descartáveis e alimentos industrializados - e adaptá-los à era de hoje é fundamental. Usar a tecnologia para criar invenções que, embora possam enfrentar resistência inicial do público, poupem mais os recursos naturais, também é de grande valor. Assim como ouvir as crianças, que desde cedo já estão aprendendo que consumo consciente não é brincadeira.

Para saber mais sobre este assunto, leia a excelente reportagem "O consumismo que mata o Planeta a cada dia", que você pode acessar neste link.

Ilustração: flaivoloka/Stock.xchng

0 comentário(s):