quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Crise pode afetar luta contra o aquecimento global


A crise financeira internacional pode ameaçar as negociações entre os governos da União Européia para conter as mudanças climáticas. O governo italiano ameaçou vetar o plano de ação europeu contra o aquecimento global, devido à turbulência na economia.

Já o primeiro-ministro britânico Gordon Brown disse que "não é o momento de abandonar a agenda contra a mudança climática, que é importante para o futuro", pois ela "é parte da solução para muitos dos problemas que enfrentamos como economia mundial".

Em cúpula do Conselho Europeu encerrada hoje (16), Nicolas Sarkozy, presidente da França, frisou que "não podemos dar marcha à ré no objetivo 20-20-20", pois "a crise não pode frear nossa ambição", referindo-se à meta de reduzir as emissões de CO2 em 20%, fazer com que 20% da energia final consumida seja renovável e diminuir em 20% o consumo energético, tudo isso para o ano de 2020.

Felizmente, os países ricos ainda sinalizam que vão cumprir com o compromisso de ajudar os fundos climáticos. Foi o que garantiu Kathy Sierra, vice-presidente do Banco Mundial para o desenvolvimento sustentável, de acordo com a reportagem do Estadão Online via AmbienteBrasil:

No domingo (12), o presidente do Banco Mundial, Roberto Zoellick, dissera que "uma das lições da crise de hoje é que é preciso estar à frente das coisas, então não há dúvida de que a mudança climática é um problema hoje e será um problema amanhã."

Sierra disse que ainda não se sabe se a ajuda financeira continuará sendo despejada no setor privado, e que isso pode vir a ser um desafio.

Entretanto, segundo ela, uma conseqüência da atual crise financeira poderia ser um aumento da demanda pelo desenvolvimento sustentável, como forma de reduzir custos.

"Suspeito que haverá ainda mais demanda, porque muitas das soluções para a economia real vão surgir na busca por oportunidades para reduzir custos e ser mais eficiente. Então a eficiência energética, por exemplo, será ainda mais importante daqui para frente", disse ela.
Saiba mais: O que a crise econômica tem a ver com meio ambiente?

(Com informações do Yahoo! via AmbienteBrasil [1, 2] e do G1. Foto: still_thinking/Flickr)

0 comentário(s):