O Globo Onine mostra que o tema "meio ambiente" está cada vez mais freqüente em vestibulares e concursos, tanto nas redações quanto nas questões objetivas de diversas disciplinas. A reportagem cita como exemplo o último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no qual o assunto, especialmente em relação à Amazônia, foi bastante explorado:
Para o professor de geografia do Colégio Aplicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Cap-Uerj) Fábio Tadeu, a interdisciplinaridade é um motivo pelo qual o tema [meio ambiente] está presente em vários concursos.Leia a reportagem completa.
- Esse ano não deve ser diferente, o assunto meio ambiente deve ser questionado em vários exames de vestibular. Um exemplo é a avaliação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que tem como hábito colocar em cerca de 60% de suas questões a interação do homem com o espaço físico - afirma.
Segundo Fábio Tadeu, o tema é vasto e pode ser abordado em várias disciplinas, como química, física, biologia, história e inglês.
- Existe ainda a possibilidade de o assunto ser incluído também em matemática através da utilização de dados estatísticos de pesquisas, que podem ser abordados em cálculos matemáticos - diz. (...)
Alguns cursinhos pré-vestibulares realizam aulões interdisciplinares focando a temática do meio ambiente.
- Na biologia procuramos abordar o problema natural causado pelo desmatamento e a geografia relaciona o assunto a economia, a política e etc - explica o professor de geografia do Colégio e curso PH Cláudio Ribeiro Falcão, afirmando que meio ambiente é constantemente lembrado em vários concursos.
Foto: Squarethecircle/Flickr
0 comentário(s):
Postar um comentário