sábado, 8 de agosto de 2009

Sustentável 2009: a sustentabilidade no século XXI


Sociedade discute cultura sustentável e valor da educação [1]

Inovar, educar e agir na busca de soluções para superar os problemas sociais e ambientais, tendo a sustentabilidade como pilar central e norteador. Essa foi a proposta do 3º Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável, o Sustentável 2009, que aconteceu entre os dias 4 e 6 de agosto, na capital paulista.

O palco dos debates e oficinas foi o Teatro TUCA da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Durante os três dias do evento, representantes do poder público e do setor privado, líderes de ONG’S, profissionais da mídia e estudantes se reuniram para discutir novos caminhos que estimulem as empresas a redesenhar as fronteiras de seus negócios com base nas ideias e práticas do desenvolvimento sustentável.

Também estiveram em pauta a valorização da educação no processo de criação e a perenidade de uma cultura sustentável entre pessoas e organizações.

Evento teve cobertura colaborativa do Sustenta 100 [2]
O Sustenta 100 foi um desafio de mobilização em rede. Agentes que atuam na Rede Teia MG – Projeto do Governo do Estado de Minas Gerais – tiveram a missão de mobilizar 100 universitários paulistanos para uma cobertura especial de um dos principais eventos de sustentabilidade do Brasil. Na maioria dos casos eles nunca se viram, nem se conheciam, mas trabalharam juntos espalhando o olhar sobre sustentabilidade pela web participativa: blogs, Twitter, vídeos, fotos. Uma mobilização, um game colaborativo, um mosaico de opiniões e leituras.

Alguns assuntos abordados:

Inovação e novos modelos de negócio
Educação para sustentabilidade
Colapso ou oportunidade de mudança?

Para saber mais

Blog oficial da Sustentável 2009
Blog "Somos Sustentáveis?"
Cobertura coletiva do evento (Sustenta 100)
Perfis no Twitter que cobriram o evento

*Adaptado dos sites oficiais [1, 2]


Foto: Sustentável 2009/Flickr

1 comentário(s):

Blog Dri Viaro disse...

Boa semana pra vc.
Voltarei com mais tempo depois.
bjssss