sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

2010: o ano da biodiversidade

Há quatro anos, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade. O objetivo é conscientizar a população mundial sobre a importância da diversidade biológica para a qualidade de vida e sobrevivência da humanidade, além de fazer um alerta para a sua perda contínua.

A campanha realizada pela ONU para promover a data recebeu o lema "Biodiversidade é vida - Biodiversidade é a nossa vida". Segundo a organização, o Ano Internacional é uma oportunidade única para aumentar a compreensão sobre o papel fundamental que a biodiversidade desempenha na manutenção da vida na Terra.

Mas o que significa, afinal, biodiversidade? Por que é tão importante conhecê-la e preservá-la? Descubra neste Sintonia Ecologia:



Sintonia Ecologia é uma parceria entre o Projeto Jogo Limpo e a Rosane Viola Produções, com edição de Mauro de Oliveira e roteiro de Felipe Saldanha.

Problemas para assistir ao vídeo? Leia a transcrição:

Biodiversidade vem da união da palavra bios, que em grego quer dizer vida, com a palavra diversidade. Também é conhecida como diversidade biológica. O termo pode ser usado com três significados. O primeiro se refere à variedade genética, que por sua vez, leva a variedade de indivíduos dentro de uma mesma espécie. O segundo significado corresponde à variedade de espécies presentes na natureza, sejam de animais, plantas ou outros organismos. Nem os cientistas sabem exatamente quantas espécies vivem no planeta. Cerca de 2 milhões já foram descobertas, mas o número pode chegar a cinquenta milhões. E o terceiro significado diz respeito à diversidade de ecossistemas presentes na terra, ou seja, de conjuntos formados por seres vivos e não vivos que interagem entre si.

A biodiversidade mantém as relações naturais funcionando e tem grande valor social, econômico e científico. O conceito surgiu na década de 1980, quando os movimentos a favor do meio ambiente ganharam mais força. Tornou-se especialmente importante devido à extinção acelerada de espécies, causada pela ação humana. Os locais mais afetados são as florestas tropicais, que concentram mais da metade de todas as espécies descobertas até hoje.

No Brasil, a situação é igualmente delicada. O país tem a maior diversidade biológica do mundo, abrigando cerca de vinte por cento das espécies conhecidas. Muitas delas são endêmicas – ou, em outras palavras, exclusivas do nosso território. Porém, problemas como a derrubada da floresta estão colocando toda essa riqueza em risco. No resto do mundo, a situação não é muito diferente. Se o ritmo da exploração do homem não diminuir, 1 em cada 5 espécies pode desaparecer até 2030. Como as plantas são a base dos ecossistemas, é nas matas que se encontra a maior biodiversidade. Por isso, preservá-las é tão fundamental.

Algumas ameaças à biodiversidade são o desperdício, a poluição, a monocultura e o uso exagerado dos recursos naturais. Animais exóticos trazidos ao nosso país também podem causar grandes prejuízos. É o caso do caramujo-gigante-africano. Nativo da África, veio parar no Brasil no fim do século XX. Seria usado na produção de escargot, mas escapou do controle de seus criadores e virou uma praga transmissora de doenças.

Outra grande ameaça é a biopirataria. É praticada por indústrias estrangeiras, que retiram ilegalmente animais e plantas brasileiros do seu local de origem para estudá-los e utilizá-los na criação de remédios, cosméticos e alimentos. Muitas iniciativas estão sendo tomadas para evitar esses problemas.

Em 1992, no dia 22 de maio, foi criada a Convenção sobre Diversidade Biológica, documento que cria regras para a conservação da biodiversidade, seu uso sustentável e a divisão dos benefícios obtidos com a sua utilização. O documento foi assinado por cento e oitenta e sete países e entrou em vigor no Brasil em 1993. O aniversário da convenção foi escolhido pela ONU para ser comemorado como homenagem à biodiversidade.

Uma parte da convenção também coloca limites para a biotecnologia, uma ciência que investe no melhoramento genético criando, principalmente, novos tipos de plantas. Mas é preciso tomar cuidado para que as espécies produzidas pelo homem não prejudiquem o meio ambiente.

A biodiversidade mostra a importância das diferenças para a vida na terra. E o mesmo acontece com as pessoas. Respeitar esses contrastes é o caminho para a humanidade.

1 comentário(s):

Mimirabolante disse...

Amigo
Legal a postagem......
Acabei de chegar do sítio e vim te visitar,para retribuir e agradecer todos os momentos em que vc foi super gentil comigo.....obrigada pelo carinho e que 2010 nos traga muita Paz.....muito verde e que nós homens possamos respeitar mais a natureza.....bjcas bem mimirabolantes p/ vc !!!!!