sexta-feira, 30 de julho de 2010

Um passarinho me contou...


Confira os principais links que passaram pelo @JogoLimpo nesta semana.


...que os seres humanos contribuem para o aquecimento global há 15 mil anos.

Reportagem da revista ISTOÉ mostra uma pesquisa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que revela que o homem provoca mudanças climáticas há milênios. A extinção dos mamutes – que teve uma ajuda da ação humana – permitiu maior disseminação de árvores (antes, elas eram derrubadas por estes animais para sua alimentação), retendo maior quantidade de calor na Terra e aumentando a temperatura das regiões temperadas. Leia mais.


...que as indústrias de cosméticos estão se tornando mais ecológicas.

Outra reportagem da ISTOÉ apresenta casos de fábricas do ramo que estão investindo em certificações, policiando seus processos industriais, utilizando ingredientes naturais e orgânicos, evitando testes em animais, preocupando-se com os fornecedores de matéria-prima, buscando energias limpas e lançando embalagens de material reciclado. Leia mais.


...que supermercados de todo o Brasil estão investindo em sustentabilidade.

O Estado de S. Paulo mostra o que as redes de varejo estão fazendo para ganhar o título de verdes, como apostar em técnicas de construção ecológica, oferecer produtos orgânicos e certificados e instalar centros de coleta seletiva para recolher lixo reciclável, pilhas e baterias, óleo de cozinha e até celulares usados. Uma prática que veio para ficar, segundo os entrevistados. Leia mais.


...que o petróleo que vazou no Golfo do México “sumiu”.

Notícia da AFP (via Portal Exame) questiona o destino de todo o óleo que vazou nos últimos três meses. Os tampões instalados não conseguiram recolher tudo e os esforços feitos para queimar o petróleo misturado com água não conseguiram limpar completamente o oceano. Bolsões negros se espalharam pelo mar e especialistas temem que o óleo esteja depositado nas profundezas do Golfo. Leia mais.


...que, em São Paulo, jogar lixo em lugar proibido sai caro.

Para combater as enchentes, uma nova lei aprovada na capital paulista multa em R$ 12 mil o cidadão que jogar lixo ou entulho em local proibido – antes, o valor era de R$ 500. Quem for pego em flagrante também poderá ter o carro utilizado no transporte do entulho recolhido e liberado apenas com pagamento de valor estipulado pelo município. Leia mais.


Foto: a seriema (Cariama cristata), que na verdade não é passarinho, é uma ave típica do Cerrado. Alimenta-se de lagartos, insetos, cobras e frutas. É terrestre e prefere andar a voar. (Créditos: chris.diewald/Flickr)

1 comentário(s):

Mimirabolante disse...

Que passarinho esperto!!!!Olha,realmente,tenho lido muitas novidades em termos de sustentabilidade e meio ambiente......quero ver tudo na prática.....fico cansada em ver só teoria....bjcas