terça-feira, 21 de setembro de 2010

Além do Dia Mundial Sem Carro


Adaptar o trânsito para permitir o convívio de automóveis e pessoas é um desafio. Segundo o Movimento Cidade Futura, “Ao longo do último século, nossas cidades foram adaptadas para atender prioritariamente ao carro, não às pessoas que nelas vivem. Investiu-se muito mais no uso individual do automóvel do que em soluções de transporte de massa”.

Essa situação motivou a criação do Dia Mundial Sem Carro, na França, em 22 de setembro de 1997. O objetivo do evento, ainda segundo o Cidade Futura, é “estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto”.

Cinco anos depois, quando foi atingido o número de 1.683 cidades participantes, os organizadores decidiram ampliar o evento e lançar a Semana Europeia da Mobilidade. A nova iniciativa surgiu com o objetivo de sensibilizar a sociedade não só para os problemas causados pelos carros, mas para a necessidade de se pensar em todos os aspectos relacionados com o transporte urbano em geral: infraestrutura, acessibilidade, ordenamento do território, consumo de energia, poluição atmosférica e sonora, entre outros. Ou seja, é preciso levar em conta a mobilidade sustentável.



A questão da saúde está norteando a iniciativa este ano, que tem como tema “Transporte inteligente para viver melhor”. Substituir o carro pela bicicleta ou por uma caminhada, por exemplo, evita a inatividade física e o sobrepeso, além de aumentar o bem-estar. As bicicletadas também devem marcar a data, chamando a atenção para os ciclistas. Segundo o Movimento Pedala UFU, “A bicicleta é um excelente meio de transporte, sobretudo para pequenas distâncias. (...) Porém, a nossa infra-estrutura para o uso da bicicleta como meio de transporte é precária”.

No país, a Jornada Brasil 2010 na Cidade Sem Meu Carro, organizada pelo Cidade Futura, está incentivando pessoas, empresas e Poder Público a aderir a campanha. “Queremos mostrar à população que é possível viver no espaço urbano com melhor qualidade ambiental, sem riscos das violências no trânsito e com maior integração social”, afirma o articulador da jornada Frank Barroso.

O Movimento Nossa São Paulo também organiza esta semana uma série de atividades vinculadas à Semana da Mobilidade. Também na capital paulista, o SWU organiza um flash mob no dia 22 de setembro. Em todo o mundo, 1.926 cidades, de 38 países, participam do movimento. Mas qualquer pessoa pode participar de uma forma bem fácil: basta deixar o carro na garagem.

Mais informações:
Site do portal Na Cidade Sem Meu Carro
Site do Dia Mundial Sem Carro em São Paulo

Com informações do Movimento Cidade Futura.

Fotos: Divulgação (Jornada Brasil na Cidade Sem Meu Carro e Movimento Pedala UFU).

0 comentário(s):