quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Diário de bordo


Estive na Escola Municipal Profa. Maria Regina Arantes Lemes, em Uberlândia, ontem (19 de outubro), para conversar com os alunos de 8º e 9º ano. O bate-papo teve como tema “Meio ambiente e gente”, reforçando assim que o ser humano faz parte do ambiente e estimulando os estudantes a pensar sobre esse conceito. (E, afinal, o que significa “meio ambiente”? Um antigo post aqui do Blog aborda um pouco do assunto.)

Entramos nas questões de desmatamento, erosão, lixo, ameaças ao Cerrado, aquecimento global e história do movimento ambiental no Brasil e no mundo. Já tinha conversado com crianças e jovens de outras escolas antes, mas esta foi a primeira vez que visitei uma escola rural. Foi marcante perceber como a comunidade escolar é afetada pela questão ambiental de uma forma diferente do que acontece na cidade, principalmente porque o contato com o ambiente natural é bem maior.


Na saída, ainda tive a oportunidade de registrar uma voçoroca, localizada bem próxima à escola. A bibliotecária contou que a cratera pode aumentar nos próximos 15 anos a ponto de alcançar o terreno da escola. É a triste constatação de um ponto que frisei no papo com os alunos: o que o ser humano faz com o meio ambiente volta para ele mesmo e atinge a todos nós.

Obrigado aos alunos, professoras e bibliotecárias da escola! Agradecimentos especiais à secretária Luana, que me fez o convite, e à professora Sandra Maria, da UNITRI, que me indicou para este bate-papo.

1 comentário(s):

Mimirabolante disse...

Que legal!!!!!Parabéns !!!!