domingo, 3 de outubro de 2010

Mais sujeira no dia das eleições

Hoje pela manhã, o Carlos Hotta, do Brontossauros em meu Jardim, e a Daiane Santana, do VivoVerde, já comentavam no Twitter, indignados, como as ruas de seus bairros estavam tomadas pelos chamados "santinhos". Já havíamos abordado o assunto em 2008 (relembre aqui).

Por isso, na hora de votar, resolvi levar uma câmera fotográfica para registrar a sujeira em frente às zonas eleitorais. E aqui em Uberlândia, infelizmente, não foi muito diferente do que o Hotta e a Daiane relataram.

(Clique nas fotos para ampliar)

O primeiro local que visitei foi um colégio localizado na zona sul da cidade. Embora houvesse muitos papéis no chão, a quantidade parecia bem menor em comparação com a eleição anterior.

Mas bastou visitar outro local para me desiludir. Em frente a uma escola estadual no centro de Uberlândia, a situação era crítica. Cheguei a quase escorregar, ao pisar em um monte de santinhos na calçada. O lixo invadiu a rua de uma ponta a outra.

Por fim, fui a três escolas estaduais, localizadas em bairros da zona norte. Novamente, descaso com o ambiente urbano.

O que foi interessante, durante este "passeio", é que algumas pessoas conversaram comigo curiosas para saber por que ou para que eu estava tirando estas fotos. Houve até uma recomendação para que eu fizesse uma denúncia às autoridades. Mas esta não é a intenção. Prefiro divulgar estas fotos e torcer para que trabalhos de conscientização, como o que a gente faz aqui no Blog, gradativamente deem seus frutos.

As fotos foram tiradas em frente aos seguintes lugares: Colégio Kepler, no bairro Jardim Karaíba (1); Escola Estadual Dr. Duarte, no Centro (2); Escola Estadual Guiomar de Freitas Costa, no bairro Roosevelt (3); Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, no bairro Marta Helena (4); Escola Estadual Hortêncio Diniz, também no bairro Marta Helena (5). Todas as fotos foram tiradas em Uberlândia.

[Atualizando]
- O UOL também noticiou a distribuição de santinhos, mas em São Paulo. Veja o álbum de fotos.
- Post do blog Revirando o lixo!
- Vídeos da Folha.com aqui (com o Rafinha Bastos) e aqui.

5 comentário(s):

Dra.Renata Avila Giovannoni disse...

Concordo plenamente em protestar!Que sujeira foi essa deixada nessas eleições?Um absurdo!!E o pior é que fazem de propósito para não ter perigo do eleitor esquecer o número!

Mimirabolante disse...

Votei em Miguel Pereira que estava chovendo e imunda de santinhos......uma vergonha!!!!bjcas

Ana Cavalcantti disse...

Oi !!!
Nossa esse povo não aprende afffffffff....tem que tocar um trombone na orelha de cada um !!!
Eu moro em Santos mas me pareceu bem longe dessa sujeira toda, pelo menos por onde eu andei !!!!
Beijos !

Leonardo Machado disse...

Olá, tudo bem? Parabéns pelo blog! Nós identificamos sua ótima iniciativa on-line e pensamos em compartilhar com você nossa nova série de animação que fala sobre assuntos que são de nosso interesse, dos seus leitores e deveriam ser de toda a sociedade: consumo consciente e sustentabilidade. A série de 10 episódios é “Consciente Coletivo” e estreou dia 8 de setembro no Canal Futura. Os 5 primeiros programas estão disponíveis no nosso site (www.futura.org.br/conscientecoletivo). Também preparamos alguns conteúdos extras como papéis de parede pro computador, avatares, assinaturas de email e twibbon para quem quiser mergulhar na campanha. Confira lá e fique à vontade para divulgar. A ideia é formar um grande “consciente coletivo” pelo meio ambiente na internet!
Grande abraço!
Leonardo Machado, Coordenador de Novas Mídias do Canal Futura

Anônimo disse...

Essa sujeira realmente é um absurdo.Qdo será que o povo vai aprender???