segunda-feira, 22 de junho de 2009

As lições da MP da Grilagem


O sábado trouxe uma boa notícia para a floresta amazônica. Uma reportagem do Jornal Cruzeiro do Sul afirma que o presidente Lula, segundo seu auxiliar, vetaria dois artigos da Medida Provisória 458, que legaliza a ocupação de áreas públicas na Amazônia Legal. A medida foi apelidada de MP da Grilagem por facilitar a ação de posseiros ilegais e a sua impunidade.

Depois de muitos dias de tensão entre ambientalistas e ruralistas, o comentário de uma especialista em direito ambiental foi colocado no momento ideal. Para ela, a solução passa por um acordo conjunto entre os dois lados, onde cada um abandone opiniões radicais e procure embasamento científico.

Não se trata, claro, de abrir mão da preservação. O fato é a necessidade de conciliar problemas sociais e ambientais, garantindo tanto que a floresta fique em pé quanto que os habitantes da região encontrem formas legítimas de sobreviver. E sabendo distinguir aqueles que têm segundas intenções e se aproveitam de uma reivindicação válida para obter vantagens.

Confira mais informações sobre o assunto na reportagem de Luana Lourenço/Agência Brasil via AmbienteBrasil.

Link: Ambientalistas e ruralistas podem chegar a meio termo, diz especialista em direito ambiental


Foto: andredeak/Flickr

0 comentário(s):