sexta-feira, 26 de junho de 2009

Sacolas plásticas continuam em baixa


(Atualizado em 28 de junho de 2009)

Ministério do Meio Ambiente e Wal-Mart lançam campanha pela redução do uso do saco plástico

Do Alagoas em Tempo Real:

Para enfrentar o impacto ambiental do consumo exagerado de sacolas plásticas no País, o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Wal-Mart, lançou no dia 23 a campanha nacional “Saco é um Saco”, de conscientização do consumidor. O anúncio aconteceu durante o “Pacto pela Sustentabilidade Wal-Mart Brasil”, evento promovido pela varejista, no Hotel Hyatt, em São Paulo, com a presença do Ministro Carlos Minc.

Acompanhe o blog da campanha

Veja vídeo da campanha no fim do post


A idéia da campanha, que será veiculada em TVs, revistas e jornais do país a partir desta semana, é alertar a população sobre a importância de se reduzir o consumo de sacolas plásticas, utilizando alternativas para o transporte das compras e acondicionamento de lixo, e recusando sacos e sacolinhas sempre que possível. (...)

Dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) dão conta de que o Brasil consome 12 bilhões de sacolas plásticas por ano e que cada brasileiro utiliza cerca de 66 sacos plásticos por mês. Maior que isso, só o estrago que causam ao meio ambiente.

E o Carrefour também está fazendo a sua parte...

Do Portal da Propaganda:
Após um ano do lançamento nacional da Sacola Reutilizável Carrefour, em 05 de junho de 2008, Dia Mundial do Meio Ambiente, a rede comemora os excelentes resultados da ação, que tem como objetivo incentivar o consumo responsável das sacolas plásticas em suas lojas. Em apenas um ano foram comercializadas 400 mil unidades da versão sustentável, em suas 154 unidades, incluindo Hipermercados Carrefour e Carrefour Bairro.

Sacolas, agora, só de material reutilizável

Do O Globo:
O projeto de lei do governo que prevê que as sacolas plásticas distribuídas pelo comércio sejam substituídas por bolsas feitas de materiais reutilizáveis foi aprovado nesta quarta-feira pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O projeto, enviado à Alerj em 2007, demorou quase dois anos para ser votado devido a pressões de vários grupos econômicos. Agora, ele irá para a sanção do governador Sérgio Cabral.

Vídeo da campanha "Saco é um saco", com José Júnior, coordenador executivo do AfroReggae



+ sobre sacolas plásticas no Blog do Jogo Limpo:
Sacolas plásticas em baixa
Um dia sem sacolas!...

Veja também:
Por que utilizar sacolas retornáveis? - post no blog Faça a sua parte

1 comentário(s):

Unknown disse...

Mas tem empresas que acham que o plástico sendo usado ainda é pouco, então resolveram começar a usar cartões de visita de plástico.
É ou não uma tremenda sacanagem com o meio ambiente?
Eu se receber de alguem um cartão desses de plástico, devolvo na hora e se possível boicoto a empresa…
Carreira