quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Blog Action Day: contra as mudanças climáticas e as sacolinhas


Hoje é o Blog Action Day, iniciativa realizada anualmente no dia 15 de outubro, quando blogueiros de todo o mundo postam textos sobre um mesmo tema. Este ano, o assunto escolhido foi mudanças climáticas. Selecionamos alguns dos nossos melhores posts com detalhes sobre o aquecimento global e como você pode ajudar a combatê-lo:

Contagem regressiva
Terremotos, tsunamis, erupções: culpa do aquecimento global?
Empresas querem entrar para a luta climática
Telhados brancos contra o aquecimento global
Jeitos criativos de falar sobre o clima
À beira da III Guerra Mundial?
Todos os posts sobre o assunto


Um dia sem sacolinha

Os blogueiros Thiago, do Minas Ambiente, Dilze, do Coisas de Sampa, e Diêgo, do E esse tal Meio Ambiente?, lançaram o desafio de um dia sem sacolas plásticas e fizeram uma campanha para combatê-las. Os dados são impactantes:
O consumo de sacos plásticos no mundo atinge números assustadores: 500 bilhões por ano, isto quer dizer 1,5 bilhão por dia ou 1 milhão de sacos plásticos por minuto. Imagine essa quantidade vagando pelo planeta. Os dados são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, que afirma ainda que no Brasil são produzidos anualmente 210 mil toneladas de filme plástico, com o qual são fabricadas as sacolas. As estimativas revelam que os brasileiros jogam fora, todos os meses, um bilhão delas, o que dá uma média de 66 unidades para cada consumidor. (Fonte: texto da campanha)
E aqui estão alguns posts do nosso blog sobre o uso das sacolinhas:

Sacolinhas X caixas de papelão: o confronto!
Sacolas plásticas em alta?
Sacolas plásticas continuam em baixa
Sacolas plásticas em baixa
Um dia sem sacolas!...


Em tempo: parabéns aos professores e educadores ambientais pelo seu dia.

2 comentário(s):

Unknown disse...

Amigo.....Parabéns pela postagem.....Por seu trabalho....Acabei de fazer uma pequena postagem,muito simples.....porém,acabei de passar por um problema de "ordens climáticas " e ainda estou fora do ar......uma bjca,Monique

Unknown disse...

Estou no pc do meu filho....o texto é meu (monique,mimirabolantes )