terça-feira, 27 de outubro de 2009

Enfrentando a ilha de lixo



Você já recebeu por e-mail um texto sobre uma grande “sopa” de lixo localizada no Oceano Pacífico? Uma expedição está investigando para entender melhor do que se trata. Em agosto, o time do Projeto Kaisei, que reúne cientistas, ambientalistas e marinheiros, partiu para a chamada "Mancha de Lixo do Pacífico Norte", que fica entre a Califórnia, nos Estados Unidos, e o Japão. O redemoinho só foi descoberto nos anos 1990. Por estar em águas internacionais, nenhum governo foi pressionado para resolver o problema.

A “ilha de lixo” é formada por pedaços de plástico vindos das áreas costeiras dos continentes, que se juntam nas águas do Pacífico Norte levados pelas correntes e pelo vento. Ao longo do tempo, o material se desintegra em minúsculas partículas – não visualizáveis pelos satélites, dificultando a localização precisa da ilha – que são ingeridas por peixes pequenos, que por sua vez são ingeridos por peixes maiores, contaminando toda a cadeia alimentar. As partículas agem ainda como “esponjas”, absorvendo substâncias tóxicas e metais pesados.

O Projeto Kaisei é uma organização sem fins lucrativos que visa aumentar o entendimento sobre os resíduos marinhos, estudar seu impacto no ambiente oceânico e descobrir soluções para prevenção e limpeza. Kaisei significa “planeta oceano” em japonês. A intenção é encontrar a logística necessária para fazer uma operação de limpeza bem-sucedida do local. A expedição, que durou um mês, recolheu amostras da sujeira para análise e estudo. Em 2010, os navios do projeto devem voltar para testar um sistema de recolhimento de resíduos.

Veja o vídeo da ação (em inglês):



Fontes: BBC Brasil, Verde Dentro e site do Projeto Kassei.
Foto: GOOD.

1 comentário(s):

Mimirabolante disse...

Já vi várias vzs,em todos os eventos que participo.......é deprimente.......ainda bem que não faço nada disso....tenho consciência....bjcas...