segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Carnaval consciente: dicas que fazem bem ao bolso e ao meio ambiente

Carnaval é tempo de folia e diversão, mas os consumidores não podem se render ao consumo exagerado. No feriado, muitas pessoas pensam em viajar e participar de festas, o que requer mais gastos com combustível, eletricidade e água. Com isso, quem pode sair prejudicado, além do meio ambiente, é o seu orçamento, principalmente porque os preços estão subindo. Para se ter uma idéia, em quatro anos, os valores dos artigos carnavalescos cresceram 25,05%.

Imagine sair de casa e esquecer uma luz acesa ou uma torneira aberta. Aproveitar a data comemorativa não deve ser sinônimo de deixar resíduos no meio ambiente e, muito menos, sustos para as suas finanças no final do mês. Para evitar esse tipo de situação, o Instituto Akatu se encarregou de formular dicas para que o brasileiro curta o que há de melhor da festa, mas pensando na sustentabilidade e nas finanças.

Práticas que geram economia
Se for viajar ou passear, escolha um meio de transporte com menor consumo de combustível fóssil, principal responsável pelo aquecimento global. Prefira o carro ao avião, o ônibus ao carro e, se tiver a possibilidade, aproveite os dias de descanso para andar de bicicleta ou a pé. Com o combustível cada vez mais caro, o melhor é encontrar alternativas. Para se ter uma idéia, o álcool encareceu 36,64% em quatro anos.

Antes de viajar, não deixe os aparelhos na tomada, já que, mesmo em stand by, eles consomem energia elétrica e podem encarecer em até 20% a conta de luz. Algumas cidades ficam lotadas de visitantes e, por isso, há problemas de racionamento de água. A palavra de ordem é economizar: evite brincadeiras que impliquem em desperdício e não demore no chuveiro.

Pense no meio ambiente
Nos seis dias de Carnaval em Salvador, na Bahia, um volume adicional de 1.500 toneladas de lixo é produzido, o que gera um alto custo de coleta para as prefeituras, pago com recursos públicos que poderiam ser investidos para maior segurança. Por mais que a frase "Jogue o lixo no lixo" já seja conhecida, muitas pessoas realmente não fazem isso e acabam por prejudicar o meio ambiente.

Fonte: Administradores (http://www.administradores.com.br/noticias/carnaval_consciente_dicas_que_fazem_bem_ao_bolso_e_ao_meio_ambiente/13977/)

0 comentário(s):