quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Vídeo: Plástico reciclado ganha mercado internacional

A imagem de garrafas plásticas boiando em rios ainda é comum, no Brasil. Um problema ambiental que nós ainda não vencemos. Mas, em uma década, a reciclagem de garrafas pet no Brasil triplicou. E, além de abastecer o mercado interno, o plástico reaproveitado está ganhando espaço lá fora.



A capivara é testemunha. Sem o refrigerante e a água mineral que embalavam, elas bóiam depois da enxurrada e levam mais de cem anos para se decompor. As garrafas pet que saem caro à paisagem das grandes cidades são as mesmas que viram dinheiro em fábricas de reciclagem.

As máquinas trituram o desperdício. Removem a sujeira e devolvem à sociedade mais do que minúsculos pedaços de plástico: alívio para o meio ambiente e lucro para a empresa. Ao todo, 10% da produção são exportados.

“A China importa pet reciclado do mundo inteiro, entre outros materiais, para principalmente aplicação têxtil. A aplicação têxtil é hoje, no mundo inteiro, o maior destino do material reciclado”, explicou Auri Marçon, diretor da empresa de reciclagem Recipet.

As vendas de pet reciclado para o exterior já são metade das de resina virgem. Em outra fábrica, as garrafas pet viram fibra para a indústria têxtil da Europa e da América do Sul.

Leia a matéria completa (Fonte: Jornal Nacional)

1 comentário(s):

Jorge Ramiro disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.