sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Duas notícias: a sujeira do Carnaval e o encontro na Índia

Carnaval gera toneladas de lixo em São Paulo e Salvador

Vinte e quatro toneladas de lixo foram recolhidas do Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte, até esta quarta-feira (6). Segundo a SPTuris, que administra o Anhembi, do total recolhido, 13 toneladas são de lixo orgânico e 11 toneladas de material reciclável. Duas cooperativas de catadores de material reciclável esperam reaproveitar o lixo.

Já em Salvador foram coletadas mais de 836 toneladas de lixo, produzidas nos quatro primeiros dias de Carnaval na cidade baiana. De acordo com a Jovem Pan, no mesmo período em 2005 foram retiradas das vias dos circuitos mais de 1,5 mil tonelada de lixo. Os dados parciais fornecidos pela Limpurb revelam também um aumento significativo no número de catadores de latinhas na região.

As informações são da Globo.com, Agência Brasil e Terra.

Índia dá início a cúpula sobre desenvolvimento sustentável

O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, inaugurou nesta quinta-feira (7) a Cúpula sobre Desenvolvimento Sustentável de Nova Délhi. Trata-se do primeiro grande encontro internacional sobre o assunto desde a Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre Mudança Climática, realizada em Bali, na Indonésia, em dezembro.

O encontro, realizado anualmente, servirá para que os representantes políticos discutam os riscos das emissões de poluentes, o aumento do nível do mar e os efeitos da mudança climática.

Durante a Conferência de Bali, os países chegaram a um consenso que abre caminho para negociar um novo acordo sobre mudança climática, mais ambicioso, para o período pós-Kyoto.

Com uma duração de três dias, a conferência é organizada pelo Instituto de Energia e Recursos, dirigido por Rajendra Pachauri, que também lidera o IPCC (Painel Intergovernamental para a Mudança Climática).

"A mudança climática ocorre porque o mundo não segue um desenvolvimento sustentável. Necessitamos de uma política mundial", disse Pachauri, na inauguração do evento.

Fonte: Folha Online / AmbienteBrasil

0 comentário(s):