quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Folia e defesa do meio ambiente no carnaval de Curuçá

"Carnaval é em Curuçá". Afirmação como essa é a marca da folia nesta cidade do nordeste paraense, distante 130 quilômetros da capital do Estado, onde a originalidade é a principal característica da época carnavalesca, com destaque para o bloco “Pretinhos do Mangue”. O corredor da folia, na avenida 7 de Setembro, ficou lotado ao longo de seus dois quilômetros, por onde desfilaram desde o início do carnaval mais de 20 blocos.

Com 19 anos de história, o “Pretinhos do Mangue” é um bloco democrático, sempre aberto a novos brincantes. Basta disposição para cobrir o corpo com a lama do mangue. Tem gente que torce o nariz, mas além de a lama não fazer mal à pele, os “Pretinhos” (o verdadeiro bloco de sujos) também ressaltam a importância da preservação do mangue e do combate à devastação, que ameaça o meio ambiente e a sobrevivência de muitas famílias.

Os curuçaenses desfilam conscientes da necessidade de conservação do mangue e dos caranguejos, uma das principais fontes de geração de renda para famílias locais. Segundo eles, a ameaça de extinção vem dos catadores do crustáceo de cidades vizinhas, que estariam matando até a fêmea, chamada “condessa”. O catador de Curuçá garante que não captura a fêmea. Cada uma gera até 30 mil filhotes, de acordo com o coordenador do bloco, Edmilson Campos, conhecido por “Cafa”.

O catador de crustáceo Eldonor Leal, 50 anos, informou que o catador de fora pode tirar, por dia, até 5 mil caranguejos do manguezal de Curuçá. Entre os catadores locais está Benedita Campos Furtado, 62 anos e 13 filhos, que durante o carnaval cobre o corpo com a lama do mangue, de onde ela e o marido retiram o sustento da numerosa família.

Leia a notícia completa: http://www.pa.gov.br/noticias/materia.asp?id_ver=21842
Fonte: Agência Pará

1 comentário(s):

Newton Almeida disse...

Cuidar do meio ambiente é, acima de tudo, uma questão de consciência. Num carnaval desses vou desfilar no bloco Pretinhos do Mangue !
Por mim a cidade de Curuçá deveria mudar de atividade econômica : não como caranguejo, e muito menos compro. Será que vão me aceitar no Bloco, me sujar de lama eu topo, comer caranguejo não .

Newton Almeida MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO www.limpezariomeriti.blogspot.com