segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

À beira da III Guerra Mundial?


O aquecimento global é a causa de diversas consequências terríveis para a Terra e seus habitantes, tais como mudanças climáticas, derretimento das geleiras e aumento do nível do mar. Agora, podemos ter uma nova ameaça no horizonte: uma guerra mundial. Será que, depois da Guerra Fria, chegou a vez da “Guerra Quente”?

Há dois fatores que fazem este risco aumentar:

1) Tensões territoriais. A causa número um de tais tensões será a migração de diferentes povos para outros lugares, na procura de novos recursos que reponham aqueles que estão se esgotando. Além disso, o mar poderá avançar sobre grandes porções de terra, desalojando pessoas. Em alguns casos, ilhas inteiras poderão ser submersas. Ao invés de permitir que a sua soberania desapareça com o seu território, muitos desses “refugiados do clima” vão invadir países próximos para instaurar seus próprios governos.

2) Competição pelas novas terras habitáveis. O cenário oposto pode ocorrer se as áreas abertas ao redor das regiões árticas tornarem-se disponíveis devido à elevação da temperatura. Como essas áreas se tornarão habitáveis pela primeira vez na história, os refugiados do clima também competirão pelo lugar. Potências mundiais que nunca tivessem demonstrado interesse por essas terras poderão descobrir o potencial de tais locais – principalmente em relação ao petróleo – e entrar na luta para conquistá-las.

Infelizmente, a ameaça de uma Guerra Quente é tão real e perigosa quanto a Guerra Fria foi no passado. O maior perigo, entretanto, está no fato de que muitas pessoas ainda não reconhecem, mesmo com tantas provas, os efeitos do aquecimento global.

Embora esta previsão pareça sombria, na verdade ainda é só uma previsão. Há muitos passos que a comunidade internacional pode seguir para reduzir a possibilidade de acontecer tais catástrofes. A primeira coisa que cada país deve fazer é se concentrar em diminuir as emissões de gases. Os governos devem investir em programas e tecnologias para reduzir a poluição e os cidadãos devem se conscientizar de que é preciso fazer a sua parte.

Traduzido e adaptado do artigo de Eric Leech, publicado no Treehugger. Foto: SoftPixTechie

1 comentário(s):

Rogério Oliveira disse...

Aquecimento global é uma mentira...