O North American International Auto Show, mais conhecido como Salão do Automóvel de Detroit, começou na última segunda-feira (11 de janeiro) em meio à ansiedade das grandes montadoras para esquecer o ano de 2009, quando a crise exigiu que o modo como são fabricados os carros fosse repensado. Ou melhor, as crises: a econômica e a ecológica.
Por isso, os destaques deste salão não são os tradicionais carrões, antigos símbolos da cultura norte-americana, mas os modelos pequenos e híbridos, que são mais baratos e emitem menos gases causadores do efeito estufa. Não é à toa que no Cobo Center, onde é realizado o evento, há uma seção especial reservada para os carros mais ecológicos: a Eletric Avenue, ou Avenida Elétrica, que apresenta mais de 20 modelos de sete marcas, expostos em uma área de 20 mil metros quadrados.
Os veículos híbridos combinam motores elétricos e a gasolina em um mesmo carro. Sua produção está sendo financiada pelo governo dos Estados Unidos. A fabricação de modelos 100% elétricos ainda enfrenta dificuldades, devido aos custos da tecnologia, o tamanho e a autonomia das baterias, a adesão dos consumidores e a infraestrutura necessária para recarga. O presidente mundial da Fiat, Sergio Marchionne, alerta: "Tornar esses veículos viáveis comercialmente ainda é um problema importante".
Uma demonstração de que a indústria estadunidense está se readaptando é o lançamento do Fusion Hybrid, da Ford, que ganhou o prêmio de “Carro do Ano”. Ele poderá, inclusive, tornar-se o primeiro híbrido a ser importado para o Brasil. A montadora também exibiu o novo Focus, um carro compacto que tem na eficiência energética uma de suas principais características. Este modelo será vendido nos EUA a partir de 2011 e a sua versão elétrica (a primeira da Ford) chega em 2012. Outro automóvel que ganhou uma edição movida a eletricidade foi o Cinquecento, da Fiat. O Serie 1, da BMW, também ganhou um “irmão” elétrico, o Coupe ActiveE. Sua bateria tem autonomia relativamente alta: 160 km.
Mas foram os asiáticos que saíram na frente. A coreana CT & T lançou modelos elétricos de baixa velocidade e de dois lugares. A Subaru apresentou o carro conceito Hybrid Tourer, cujos dois motores elétricos podem ser utilizados em baixa velocidade sem a ajuda do motor a gasolina. Esse modelo ainda tem um dispositivo que desliga o motor quando o carro não está em movimento.
Já a Toyota, fabricante do híbrido Prius, que fez sucesso nos Estados Unidos, mostrou o FT-CH. O modelo é menor e mais leve que seu antecessor e pode ser movido a energia elétrica ou até mesmo a hidrogênio. A montadora japonesa pretende vender um milhão de veículos híbridos por ano no mundo. Entre os híbridos, também foram apresentados o NCC (Novo Cupê Compacto), da Volkswagen, o CR-Z, da Honda, e o Blue-Will, da Hyundai.
Esses automóveis podem estar ganhando espaço em Detroit, mas vale lembrar que boa parte dos carros apresentados são conceituais: isso quer dizer que podem demorar para chegar às ruas ou nem serem lançados. Alguns dos modelos com previsão de chegada às concessionárias dos EUA, ainda neste ano, são os elétricos Chevrolet Volt e Nissan Leaf.
Mas os norte-americanos parecem estar ainda resistentes a mudanças. Bob Lutz, executivo da General Motors que cuida do planejamento de produtos, afirmou: “O consumidor americano não muda seu pensamento com facilidade. Temos que atender a todos, mas na realidade apenas 5% compram carros movidos apenas por razões ambientais. Esse cenário parece que, se mudar, será lentamente”. O jornalista Robert Shumbert acrescenta: “A única maneira de a América aposentar os carros grandes será se o preço da gasolina se tornar proibitivo”.
Mesmo assim, os carros híbridos, elétricos e compactos estão conquistando pouco a pouco o seu espaço. A tendência é ganhar a preferência do consumidor, seja por uma questão de preço, seja por uma questão de consciência ecológica. Pelo visto, os modelos ecológicos já estão fazendo os antigos carrões subirem pelas paredes...
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Sintonia Ecologia - Carros
O futuro dos carros
Com informações da Gazeta de Piracicaba, Monitor Mercantil, Zero Hora, ZAP Autos e G1.
Créditos da 1ª foto: Carsale.
2 comentário(s):
Vocês viram essa matéria sobre como construir uma casa que seja sustentável desde a estrutura. Olha só: http://delas.ig.com.br/casa/arquitetura/sustentabilidade+desde+o+projeto/n1237534917531.html#comentarios
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