quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Original e ecológico: produtos que pensam no consumidor e no meio ambiente

Produtos verdes não são sinônimo apenas de fabricação menos poluente e uso racional dos recursos naturais. Eles podem ser criativos, bonitos, úteis e também chamam a atenção para a questão ambiental. Uma loja online na Inglaterra é especializada em artigos orgânicos, eco-friendly (rotulados como ecologicamente corretos), fair trade (de comércio justo, aquele que respeita o consumidor, o trabalhador e os princípios da sustentabilidade) e projetados para economizar energia.

Veja abaixo alguns dos produtos mais interessantes à venda. Mas atenção: antes de qualquer compra, fique de olho para não cair na armadilha do greenwashing.

Caneca do CO2
Ao encher a caneca (sensível ao calor) com água quente, suas cores mudam, revelando as médias das pegadas de carbono de cada país. Pode ser um presente original e educativo e é uma oportunidade de discutir o aquecimento global com a família no café da manhã.

Caderno feito com capa de disco de vinil
A capa e a contracapa deste caderno espiralado são feitas com o papelão da embalagem de um álbum clássico. O papel usado nas folhas internas é 100% reciclado e livre de cloro. Ideal para ser usado por amantes da música e da natureza.

Kit de maquiagem orgânico
Segundo o fabricante, o kit é uma coleção de produtos de boa qualidade que combina o respeito à natureza com o aspecto de luxo procurado pelas consumidoras. Os cosméticos - incluindo sombra, gloss e blush - cuidam da pele, valorizando a beleza interior, sem utilizar aditivos tóxicos.

MP4 ecológico
4 gigabytes de memória interna (e aceita cartão de memória), toca músicas e vídeos, sintoniza rádio FM, guarda fotos e arquivos de texto... Este aparelho não só tem todas as qualidades essenciais para a sua categoria, como é ainda é movido a uma energia renovável: a força do seu braço. Para recarregá-lo, gire a manivela embutida na parte de trás. Girar por 1 minuto garante música por 45 minutos.

Cronômetro para chuveiro
Ajuste o tempo do seu banho, abra o chuveiro e aperte o botão para começar. Quando o tempo se esgotar, o aparelho emite um bipe e avisa que é hora de parar. Uma forma de incentivar crianças e adultos a economizar água e energia. Pode ser fixado na parede do banheiro com ventosas.

3 comentário(s):

Mimirabolante disse...

Gostei da postagem e das novidades !!!Não conhecia !!!bjcas

Jenny disse...

Adorei o post, mas gostaria que vc divulgasse os links pra comprá-los. Parabens pelo blog

Felipe Saldanha disse...

Oi Jenny,
Obrigado pelo comentário!
Não colocamos os links porque o objetivo do post é divulgar a iniciativa sem fazer propaganda. Mesmo assim, você pode encontrar todos os artigos à venda no site da Guardian Eco Store:

http://www.guardianecostore.co.uk/

Abraços,

Felipe Saldanha
Projeto Jogo Limpo