quinta-feira, 5 de junho de 2008

Preserve o meio ambiente urbano


Hoje é Dia Mundial do Meio Ambiente. Um dia para refletir e debater sobre como estamos cuidando do nosso mundo. E, principalmente, um dia para agir. Mobilize a sua comunidade: dissemine conhecimentos, conscientize, organize um mutirão. Repense seus hábitos: procure viver cada vez mais em maior harmonia com a natureza. Pratique atos simples, mas que fazem a diferença. E siga essas dicas não apenas hoje, mas em todos os outros 364 dias do ano.

O que é meio ambiente para você?

Foi essa a pergunta que fiz hoje para uma turma do 5º ano (antiga 4ª série) e que já fiz para outras crianças da mesma faixa etária. Mesmo entre os adultos, a primeira imagem que vêm à mente como resposta, geralmente, é de um espaço natural intocado pelo homem, como por exemplo uma floresta virgem, com água e verde em abundância. Quando faço essa pergunta, lembro da leitura que fiz de um trecho do livro "Educando para a conservação da natureza: sugestões de atividades em educação ambiental", de Maria Cornélia Mergulhão e Beatriz Nascimento Gomes Vasaki (Editora EDUC):

"Certa vez, uma menina contou que, no final de semana, ela ia para o meio ambiente, referindo-se ao sítio da avó. A noção de ecologia ainda está muito vinculada a plantas e animais. Poucos se lembram dos centros urbanos como seu meio ambiente. Atividades que sensibilizem os cidadãos da cidade a enxergar seu meio são de muita importância em educação ambiental."
Portanto, deixo como minha sugestão neste 5 de junho: preserve o meio ambiente começando pela sua casa, sua escola, sua empresa, seu bairro, sua cidade. Não jogue lixo nas vias públicas, desligue equipamentos que não estão sendo utilizados, aproveite a luz natural, plante uma árvore. O meio ambiente urbano, ultimante tão poluído e mal-tratado, também precisa ser respeitado, limpo, arborizado.

Como surgiu o Dia Mundial do Meio Ambiente?

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente. (Fonte)

Este post participa da blogagem coletiva sobre o meio ambiente organizada pelo Faça a sua parte.

4 comentário(s):

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anny disse...

Muito bom o seu post. Concordo com você. Cada um fazendo um pouco temos o muito.
Até mais!

Felipe Saldanha disse...

Olá Anny,
Obrigado pelo comentário!
É isso mesmo: o importante é que a soma das colaborações de cada um faz a diferença.

Abraços.

Unknown disse...

bom está aprovado sim. na minha escola fasso parte de um projeto de radio dentro da escola entao a tematica do mes é meio ambiente urbano e gostei do assunto a cima .
vou falar sobre e buscar mais conhecimento sobre o assunto
se acaso alguém poder me ajudar com algum conteudo
acesse meu orkut e deixe lá
``fernando_lucas@pce.com.br´´