terça-feira, 28 de outubro de 2008

No meio da crise, exemplos de como sustentabilidade pode significar oportunidade


Será que o colapso financeiro é motivo para deixar o meio ambiente mais uma vez de lado e fazer com que o Homo sapiens não perceba que ao destruir a natureza está destruindo a si mesmo?

Lideranças políticas continuam mostrando que a luta ambiental não pode ser prejudicada por causa da crise financeira. O direcionamento de recursos contra as mudanças climáticas e contra a degradação ambiental não vai desacelerar a economia. Pelo contrário: muitas oportunidades podem surgir para o mercado de produtos sustentáveis e para quem investe em energia limpa. Uma reportagem do site O Eco mostra a opinião do governo alemão:

Na contramão do mercado, a crise financeira torna os investimentos em eficiência energética ainda mais atraentes, segundo o Ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Sigmar Gabriel. Ele destaca a atual crise financeira como uma grande oportunidade de investimentos no combate às mudanças climáticas, principalmente em tecnologias de eficiência energética. Gabriel afirma que o mercado de tecnologias, energia e matérias-primas será nos próximos anos um grande nicho internacional e relembra que, quando se trata de mudança do clima, o custo da prevenção é significativamente menor que o custo de remediação dos seus impactos. (...)

Do outro lado, alguns países da União Européia, como a Itália, República Checa e Polônia, têm criticado essas metas, alegando que o pacote europeu de combate às mudanças climáticas é muito rigoroso, podendo até arruinar as suas economias. Ameaçam que assim poderão ser forçados a deixar o bloco.

Será que esses países terão mesmo as suas economias comprometidas a ponto de deixar a União? Ou estão só fazendo ameaças? Como se já não bastasse a preocupação com a crise financeira e com a adaptação à mudança do clima, os países envolvidos nessas discussões acabarão gastando ainda mais energia (em todos os sentidos) para defender seus interesses financeiros e políticos. Pelo visto acabará sobrando para o clima mesmo, que com certeza vai reagir sem piedade à falta de atenção.


Ao mesmo tempo, ao economizar recursos naturais, reduzindo o consumo e procurando alternativas ecologicamente mais eficientes, a sociedade por conseqüência poupa dinheiro e pode investí-lo na aquisição de bens e serviços. Isso acontece na Califórnia, como resultado de trinta anos de uma legislação que promove a economia de energia. Este caso também é revelado em outra reportagem d'O Eco:

Trinta anos de sérios apertos no consumo de eletricidade pelo estado da Califórnia criaram, desde 1978, um milhão e meio de empregos extras. Parece mágica. Ou, pelo menos, bom demais para ser verdade. Mas é pura lógica de mercado, diz o professor David Roland-Host, de um centro de estudos sobre energia e uso sustentável de recursos naturais na universidade de Berkeley.

Em plena crise das hipotecas, eis que surge esta semana um economista disposto a provar que o tal do mercado funciona mesmo. No caso, empurrado pela legislação estadual, que forçou os consumidores californianos a gastar menos com suas contas de luz. As sobras, eles naturalmente passaram a botar em outras coisas. (...)

Não por acaso, o relatório de Roland-Host se chama “Eficiência energética, inovação e empregos”. Trocado em miúdos pelo autor, ele está aí para anunciar que “a eficiência energética de fato estimula a economia”. De quebra, tem dividendos ambientais.

Ilustração: barunpatro/stock.xchng

1 comentário(s):

Beleza Sustentável disse...

Na Semana da Mulher, acontece o Evento Beleza Sustentável 2010 no HSBC Brasil em São Paulo, SP.
Considerado o mais importante Evento de Bem-Estar e Beleza do Brasil, o
Beleza Sustentável reune empresas, marcas que mais se destacam,
agências de publicidade e a mídia, e conta com palestrantes renomados,
especialistas brasileiros, nas áreas de Saúde Física, Mental, Financeira,
Estética, Plástica e Beleza, Alimentação Saudável, Esportes e Fitness,
Recursos Humanos, Responsabilidade Sócio-Ambiental, Comunicação e Marketing.

Apoie. Participe. Inscreva-se :

http://www.belezasustentavel.com.br

MSN : belezasustentavel@hotmail.com