terça-feira, 21 de setembro de 2010
Além do Dia Mundial Sem Carro
Adaptar o trânsito para permitir o convívio de automóveis e pessoas é um desafio. Segundo o Movimento Cidade Futura, “Ao longo do último século, nossas cidades foram adaptadas para atender prioritariamente ao carro, não às pessoas que nelas vivem. Investiu-se muito mais no uso individual do automóvel do que em soluções de transporte de massa”.
Essa situação motivou a criação do Dia Mundial Sem Carro, na França, em 22 de setembro de 1997. O objetivo do evento, ainda segundo o Cidade Futura, é “estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto”.
Cinco anos depois, quando foi atingido o número de 1.683 cidades participantes, os organizadores decidiram ampliar o evento e lançar a Semana Europeia da Mobilidade. A nova iniciativa surgiu com o objetivo de sensibilizar a sociedade não só para os problemas causados pelos carros, mas para a necessidade de se pensar em todos os aspectos relacionados com o transporte urbano em geral: infraestrutura, acessibilidade, ordenamento do território, consumo de energia, poluição atmosférica e sonora, entre outros. Ou seja, é preciso levar em conta a mobilidade sustentável.
A questão da saúde está norteando a iniciativa este ano, que tem como tema “Transporte inteligente para viver melhor”. Substituir o carro pela bicicleta ou por uma caminhada, por exemplo, evita a inatividade física e o sobrepeso, além de aumentar o bem-estar. As bicicletadas também devem marcar a data, chamando a atenção para os ciclistas. Segundo o Movimento Pedala UFU, “A bicicleta é um excelente meio de transporte, sobretudo para pequenas distâncias. (...) Porém, a nossa infra-estrutura para o uso da bicicleta como meio de transporte é precária”.
No país, a Jornada Brasil 2010 na Cidade Sem Meu Carro, organizada pelo Cidade Futura, está incentivando pessoas, empresas e Poder Público a aderir a campanha. “Queremos mostrar à população que é possível viver no espaço urbano com melhor qualidade ambiental, sem riscos das violências no trânsito e com maior integração social”, afirma o articulador da jornada Frank Barroso.
O Movimento Nossa São Paulo também organiza esta semana uma série de atividades vinculadas à Semana da Mobilidade. Também na capital paulista, o SWU organiza um flash mob no dia 22 de setembro. Em todo o mundo, 1.926 cidades, de 38 países, participam do movimento. Mas qualquer pessoa pode participar de uma forma bem fácil: basta deixar o carro na garagem.
Mais informações:
Site do portal Na Cidade Sem Meu Carro
Site do Dia Mundial Sem Carro em São Paulo
Com informações do Movimento Cidade Futura.
Fotos: Divulgação (Jornada Brasil na Cidade Sem Meu Carro e Movimento Pedala UFU).
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Pense nisso #67
Queremos ter um belo carro, morar em um grande apartamento voltado para uma floresta e, de preferência, perto de uma praia ou cachoeira. E não nos damos conta de que o avanço dos padrões de consumo está exaurindo o planeta
”
Leia mais: Pense nisso! Citações sobre meio ambiente e atitude
Foto: montagem sobre fotos de Manchester, Inglaterra (Tom Blackwell/Flickr).

segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Vídeo: Abraço de urso
Para promover o seu carro elétrico Leaf, a Nissan criou um comercial utilizando um emblemático símbolo das mudanças climáticas: o urso polar. A ideia é que, utilizando o automóvel, o motorista evita a emissão de gás carbônico e não agrava os efeitos do aquecimento global.
O vídeo é bonito, mas, considerando que o comercial é americano, é importante lembrar que, nos EUA, a maior parte da energia utilizada para recarregar carros como esse vem de usinas termelétricas, que utilizam fontes não renováveis e emitem poluentes. De toda forma, a iniciativa da Nissan é válida, e não deixa de ser positivo ver os carros elétricos ganhando força ao redor do mundo.
A criação é da TBWA/Chiat/Day de Los Angeles. Via Comunicadores.
+ sobre carros no Blog do Jogo Limpo
Carros ecológicos do presente e do futuro
Carros verdes são destaque em Salão do Automóvel nos EUA
Carros menos poluentes
Carona solidária
Sintonia Ecologia - Carros
O futuro dos carros
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Pense nisso #66
O poeta deve ter um só modelo, a Natureza; um só guia, a verdade.
”
Leia mais: Pense nisso! Citações sobre meio ambiente e atitude
Foto: Basil Gloo/Flickr
domingo, 5 de setembro de 2010
Campanha Pense na Amazônia 2010
O Grupo de Blogueiros Ambientais lança hoje, Dia da Amazônia, sua primeira iniciativa para o grande público. É a campanha #PenseNaAmazonia. Assista ao vídeo, conheça um pouco mais sobre este bioma e ajude a divulgar a causa. Você também pode participar: basta utilizar a hashtag #pensenaamazonia em seu Twitter. Vamos nos fazer ser ouvidos!
O Blog do Jogo Limpo tem orgulho de fazer parte desta campanha. Parabéns a todos os blogueiros participantes!
Estão participando:
Diêgo Logo - E Esse Tal Meio Ambiente?
Túlio Malaspina - Atitude Eco
Michelle Muriel - Ver o Verde
Leopoldo Souza - Ecologia em Cápsulas
Hawston Pedrosa - Blog do Rancho
Felipe Saldanha - Blog do Jogo Limpo
Caio Fernandes - Programa Território Animal
O que Amazônia tem a ver com aquecimento global?
As mudanças climáticas e o desmatamento na Amazônia são dois dos temas mais polêmicos e mais comentados aqui no Blog. O primeiro levou a um debate quente – com o perdão do trocadilho – sobre o papel da ação humana no fenômeno (que o aquecimento global existe já é um consenso, pelo menos entre os cientistas). O segundo também gera controvérsias: existem vários métodos para medir e prever o desmatamento, e os resultados podem ser bem diferentes. (Mas isso é assunto para outro post.)
Como hoje é o Dia da Amazônia, resolvi fazer um texto juntando os dois assuntos. Qual é, afinal, a relação entre aquecimento global e a Amazônia? Um artigo no site RealClimate explica: as mudanças climáticas diminuem as chuvas na época da seca. Isso não interfere tanto no crescimento das árvores, mas aumenta a mortalidade, pois elas não conseguem suportar essa dimunição.
Quanto mais árvores morrem, mais carbono é liberado para a atmosfera: uma seca em 2005 fez a Amazônia emitir 3 bilhões de toneladas de CO2, de acordo com estudo também apontado pelo RealClimate. As árvores da Bacia Amazônica acumulam um estoque de carbono equivalente a mais de uma década de emissões de combustíveis fósseis. Sem falar que, segundo o WWF, a derrubada e a queimada de florestas correspondem a 75% das emissões brasileiras de gases causadores do Efeito Estufa, colocando o Brasil na posição de quarto maior emissor do planeta.
Em janeiro, o Banco Mundial lançou um relatório afirmando que "desmatamento zero é uma necessidade emergencial, embora insuficiente para evitar uma catástrofe" (relembre aqui). O estudo apontou que o desmatamento não poderia passar dos 20% da área original da floresta. Do contrário, somado ao aumento de dois graus na temperatura global e às queimadas na região, pode enfraquecer o sistema de chuvas da Amazônia. Esse sistema também influencia as chuvas das regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil e o norte da Argentina.
Além disso, as ameaças podem levar a parte leste da floresta a se transformar em Cerrado. O estudo conclui que a floresta pode ser reduzida para três quartos de sua formação original até 2025 e apenas um terço até 2075. Esse é o chamado Amazon Dieback (Colapso da Amazônia). Outro estudo do Banco Mundial (relembre aqui), voltado especificamente para o Brasil, aponta que a diminuição de chuvas teria impactos na agricultura e na disponibilidade de água para geração de energia.
Alguns discordam: um estudo divulgado na revista estadunidense PNAS afirma que a Amazônia não é tão vulnerável à seca e que a falta de chuvas não seria suficiente para transformá-la em Cerrado, embora afirmem que a degradação causada pela mudança climática provocada pelo homem poderia fazer o Dieback acontecer ainda neste século. Mas em um ponto todos concordam: a biodiversidade da floresta amazônica precisa ser preservada, e para isso ações urgentes são necessárias.
Com informações de Tierramérica via BCI, BBC, Switchboard/NRDC e relatório "Estudo de Baixo Carbono para o Brasil" do Banco Mundial.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Vote no Blog do Jogo Limpo!
O Blog do Jogo Limpo está concorrendo a diversas prêmiações em 2010. O nosso objetivo é conseguir maior visibilidade na internet para o debate ambiental e fortalecer as ações do Projeto Jogo Limpo. Sua votação é um gesto de incentivo e reforça o nosso compromisso de fazer deste blog um espaço para descobrir, debate e agir. Obrigado pelo apoio!
Clique nos selos para ir às páginas de votação. Os prazos estão à frente dos nomes das premiações.
Sistema interativo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante votação popular e acadêmica, os blogs nacionais mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro e com melhor apresentação técnica. Em 2009, o Blog do Jogo Limpo foi TOP1 na categoria Sustentabilidade, grupo Pessoal, pelo Júri Acadêmico. Este ano, já estamos entre os TOP 100!
Peixe Grande (até 29 de outubro)
O concurso de sites Peixe Grande tem o objetivo de premiar os melhores projetos desenvolvidos no país, visando destacar anualmente no mercado as maiores agências, profissionais e blogs brasileiros, estimulando, assim, o desenvolvimento de grandes cases.
Green Nation Fest
Vote no Blog - Vote no @JogoLimpo
Evento que reúne - dentre outras ações - uma mostra competitiva de filmes, roteiros de ficção, micro-reportagens, projetos arquitetônicos, blogs, microblogs (Twitter), álbuns de fotos e fotos com a temática da sustentabilidade ambiental e qualidade de vida.
Blog Books (Votação encerrada. Obrigado pelo apoio!)
Segunda edição do concurso que transforma os melhores blogs do Brasil em livro. Na primeira fase, todos os inscritos participam e a votação é popular. Na segunda fase, os 10 blogs mais votados em cada categoria serão avaliados por uma comissão formada pelos vencedores de 2009 e editores das empresas Ediouro.