sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Bunge decide rotular óleos Soya como transgênicos

Começaram a chegar às prateleiras dos supermercados brasileiros os primeiros produtos rotulados como transgênicos desde que a lei de rotulagem entrou em vigor em 2004. O óleo Soya, um dos mais vendidos do mercado brasileiro, é o primeiro a ostentar o símbolo de produto geneticamente modificado (uma letra T no meio de um triângulo amarelo) no país. A embalagem também traz o aviso: “Produto produzido a partir de soja transgênica”.

“Como nós entendemos que pode eventualmente haver alguma preocupação por parte de alguns consumidores em relação à presença de transgênicos, resolvemos agir pró-ativamente e rotular nosso óleo de cozinha Soya, mesmo sabendo que os óleos vegetais não contêm nem 1% de componente transgênico, porcentagem a partir da qual a lei exige a rotulagem, para melhor atender consumidores que considerem isso relevante”, diz o diretor de Comunicação Corporativa da multinacional, Adalgiso Telles, em correspondência enviada ao Greenpeace.

A entidade, por sua vez, festeja o que considera uma vitória do direito dos consumidores. Essa luta teve seu ponto alto em setembro do ano passado, quando o Ministério Público de São Paulo se baseou na denúncia do Greenpeace para entrar na Justiça com uma ação civil pública exigindo a rotulagem não só do óleo Soya da Bunge, mas também o Liza, da Cargill.

Fonte: Ambiente Brasil (http://www.ambientebrasil.com.br/noticias/index.php3?action=ler&id=35905)

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