terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Vídeo: Recomeçam as obras no São Francisco



As obras do projeto de transposição das águas do Rio São Francisco foram retomadas nesta segunda-feira [07/01/08].

Por trás da nuvem de areia estão as máquinas do Exército. Escavadeiras e caminhões voltaram ao local da obra da transposição do Rio São Francisco. Civis e militares avançam na execução do projeto que pretende levar água do rio a regiões secas dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

“As empresas que trabalham com a gente estão trabalhando também. Nosso pessoal militar já está no destacamento. O serviço está correndo normalmente, sem problema e sem prejuízo nenhum”, assegurou o comandante do destacamento, capitão Jair Armindo.

Por decisão da Justiça, o trabalho do Exército no sertão de Pernambuco ficou suspenso durante três semanas. Mas o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela continuidade da obra. Até agora foram sete meses de trabalho.

Em Cabrobó, o Exército escavou um buraco com dois quilômetros de extensão. É o canal que vai captar água do Rio São Francisco. O desafio agora é destruir as rochas para dar mais profundidade ao canal.

“Agora nós estamos perfurando a rocha. Assim poderemos implantar os explosivos para desmontar essa rocha e facilitar essa escavação”, explicou o engenheiro do Exército, o tenente Dario Fontenele.

Em outra frente, o Exército trabalha na construção da barragem do Tucutú, que vai armazenar a água trazida do rio pelo canal. O reservatório terá capacidade para 25 bilhões de litros de água.

Fonte: Jornal Nacional
http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,AA1668343-3586-773453,00.html

0 comentário(s):