quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Lula critica ONGs e diz que fronteira agrícola não pode ser culpada por desmatamento da Amazônia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que ainda não se pode culpar os produtores de soja, os criadores de gado e os assentamentos da reforma agrária pelo aumento do desmatamento da Amazônia. Antes de estabelecer as causas, afirmou o petista, é preciso investigar.

- Antes é preciso investigar e verificar o que aconteceu. Agora eu acho que todo mundo que promoveu queimada ilegal deve receber um duro processo, inclusive com a perda da propriedade pelos infratores - afirmou Lula, que criticou ainda a forma como o Ministério do Meio Ambiente anunciou a alta das derrubadas. - Você vai no médico detectar que você está com um tumorzinho aqui, ao invés de fazer biópsia e saber como você vai tratar, já saiu dizendo que estava com câncer.

Lula fez ainda uma dura crítica às ONGs internacionais que atacaram o governo brasileiro pelo alta do desmatamento:

- Eu compro essa briga com as ONGs, com isso de associar o desmatamento com a expansão da fronteira agrícola brasileira. Em primeiro lugar, essas ONGs precisam plantar árvores nos países deles - afirmou.

Lula precisou intervir para contornar polêmica entre ministros - Um dia após a notícia de que o desmatamento na Amazônia era recorde, o presidente Lula precisou intervir para tentar acabar com uma divergência pública entre dois de seus ministros - Marina e Reinhold Stephanes (Agricultura) - sobre a causa da devastação. Marina culpou o agronegócio e Stephanes contestou.

Leia a notícia completa: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/01/30/lula_critica_ongs_diz_que_fronteira_agricola_nao_pode_ser_culpada_por_desmatamento_da_amazonia-354997614.asp
Fonte: O Globo Online

0 comentário(s):