quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Um válido questionamento sobre as lâmpadas fluorescentes

No dia 28, publicamos aqui no blog reportagem do site AmbienteBrasil sobre as lâmpadas fluorescentes e suas vantagens para o meio ambiente. Buscando mostrar diferentes visões e fundamentos sobre um mesmo problema, reproduzimos agora trecho de uma coluna publicada hoje (30) no mesmo site.

A leitora Neuza Árbocz, jornalista e especialista em Ecoeficiência e Design para a Sustentabilidade, lança uma reflexão pertinente a partir da matéria Usar lâmpadas fluorescentes é uma decisão em prol do planeta, publicada no dia 28 passado por AmbienteBrasil.

Ela se diz inquieta diante da ausência de uma cadeia de reciclagem, de fato, destas lâmpadas, que impeça o mercúrio nelas presente de se espalhar pelo solo e lençóis freáticos. “A sua reciclagem no Brasil, é muito incipiente”, comenta. “No Estado de São Paulo, por exemplo, apenas a indústria Apliquim alega retirar o mercúrio destas lâmpadas e cobra em torno de R$ 0,50 centavos por lâmpada para reciclá-la”.

Neuza diz também que as fluorescentes oferecem uma luz que 'pisca' em alta velocidade e a exposição prolongada a este efeito pode causar fadiga, stress, dor de cabeça, insônia e outros males.

“Vale ainda observar, que apenas 7% dos gastos de energia no Brasil se referem ao uso de iluminação por lâmpadas. Será que vale então abraçarmos, antes de termos uma solução efetiva de reciclagem, o uso de fluorescentes em larga escala?”, pondera.

Com a palavra, os fabricantes.

Fonte: http://www.ambientebrasil.com.br/noticias/index.php3?action=ler&id=36111 (Ecoluna / Mônica Pinto / AmbienteBrasil)

0 comentário(s):