segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Cientistas pedem ao Governo do Reino Unido que reduza emissões de CO2 em 80%

Cientistas ambientais divulgaram ontem (domingo) uma carta aberta pedindo ao Governo do Reino Unido que aumente de 60 para 80% a meta de redução de emissões de dióxido de carbono para o ano de 2050.

Na carta, publicada nos principais jornais do país, os especialistas pedem ao Executivo que introduza metas mais ambiciosas em sua revisão da lei para a mudança climática, já que consideram que a atual, de 60%, se tornou "obsoleta".

A carta, dirigida aos líderes dos partidos políticos britânicos, é assinada pelo presidente da Comissão para a Poluição Ambiental do Reino Unido, John Lawton, e por dois de seus antecessores no cargo, Tom Blundell e John Houghton, assim como por um representante da Academia Nacional de Ciências americana, Norman Myers.

"O Reino Unido sempre esteve orgulhoso de sua liderança no tema da mudança climática, mas, para mantê-la, tem que estar em dia com os avanços científicos que apontam para reduções de pelo menos 80% para meados do século", afirma Houghton.

"Há exemplos que demonstram que este objetivo pode ser alcançado", acrescenta o cientista.

A iniciativa dos cientistas é apoiada pela organização de proteção do meio ambiente WWF, que defende que a meta de 80% seja aplicada também às emissões da aviação e que seja alcançada sem que se tenha que recorrer à energia nuclear.

A WWF acredita que as reduções das emissões de CO2 podem ser conseguidas com mais eficiência energética, com a adoção de energias renováveis e equipando as estações de produção de energia de fósseis com tecnologia para capturar o carbono e armazená-lo antes que passe à atmosfera.

Fonte: Yahoo! / AmbienteBrasil (http://www.ambientebrasil.com.br/noticias/index.php3?action=ler&id=35946)

0 comentário(s):