sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Al Gore responsabiliza governo Bush por impasse em Bali


O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore disse nesta quinta-feira que os Estados Unidos são o principal bloqueio às negociações em Bali para um novo tratado sobre mudanças climáticas.

Os esforços para começar as negociações sobre um novo pacto para suceder o Protocolo de Kyoto perderam força nesta quinta-feira, penúltimo dia de conversas na conferência de Bali, após a União Européia ter acusado os EUA de falta de ambição.

"Vou falar uma verdade inconveniente", disse Gore em uma audiência, evocando o nome de seu documentário vencedor do Oscar.

"Meu próprio país é o principal responsável por obstruir o progresso em Bali", atraindo aplausos das centenas de ouvintes.

Gore, que tinha acabado de chegar de Oslo, onde recebeu o prêmio Nobel da Paz, instou governos a construir um "novo caminho" direcionado à mudança climática global, apesar, segundo ele, do empecilho norte-americano.

"Não sei como se pode navegar em volta deste enorme elefante na sala, o qual eu fui pouco diplomático em nomear. Mas estou pedindo a vocês para fazer isso", disse Gore, que foi derrotado nas eleições presidenciais de 2000 por George W. Bush.

Nesta quinta-feira, a UE acusou os EUA de não tomar atitude sobre a mudança climática e ameaçou boicotar um encontro ambiental que será realizado pelos EUA no próximo mês entre as principais economias mundiais.

Fonte: Gerard Wynn para a Reuters via Extra Online
Retirado do Blogvisão (http://blogvisao.org/2007/12/14/433-al-gore-responsabiliza-governo-bush-por-impasse-em-bali/)

0 comentário(s):