quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Algo foi salvo em Bali

Ontem divulguei no blog uma coluna do Jornal do Brasil que apontava o "meio fracasso" da Conferência de Bali (da ONU, sobre mudanças climáticas). Hoje, encontrei uma coluna do Estado de S. Paulo que aponta o "meio sucesso" da reunião, e que reproduzo abaixo. De modo geral, talvez não foram definidas várias das medidas concretas que eram esperadas, mas foi traçado, ao menos, um mapa para se chegar até lá.

Tudo levava a crer que a reunião internacional que pretendia chegar a algum consenso sobre a necessidade de regras mais rígidas de controle de gases do efeito estufa a partir de 2013 - a 13ª Conferência do Clima (COP-13) que se encerrou em Bali nesse fim de semana - redundasse num retumbante fracasso. No último momento, no entanto, algo pôde ser salvo na reunião, especialmente porque se encontrou uma maneira de atrair, para algum compromisso, o país que mais emite CO2 no planeta, os Estados Unidos da América, que desde os tempos do Protocolo de Kyoto já resistia a qualquer forma de controle de suas emissões.

Um grupo de países, liderados pela União Européia, queria estabelecer o compromisso, para ser cumprido até 2020, de corte de 25% a 40% das emissões de gases estufa, na comparação com os níveis de 1990. Para obter a adesão dos Estados Unidos, aventou-se a possibilidade de falar de um corte mais profundo, de 50%, mas em muito mais tempo - até 2050. No entanto, o que mais agradou aos norte-americanos foi a não fixação da data de referência. Considerando-se que as emissões crescem a cada ano, buscar no futuro índices menores do que os de 1990 significaria reduzir muito mais as emissões de carbono do que se a referência fosse em período bem posterior - 2007, por exemplo. Para ser aprovado, o texto final ficou cheio de lacunas mas, pelo menos, mostrou um roteiro para chegar-se a 2009, ocasião em que (espera-se) se estabelecerão as metas a partir de 2013, quando se esgotam as definidas no Protocolo de Kyoto.

Leia a matéria completa:
http://txt.estado.com.br/editorias/2007/12/18/edi-1.93.5.20071218.2.1.xml

0 comentário(s):