quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Austrália quer que EUA, China e Índia ratifiquem Kioto

O primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, defendeu hoje que todos os países, tanto desenvolvidos quanto em vias de desenvolvimento, inclusive os Estados Unidos, a China e a Índia, assinem o Protocolo de Kioto sobre a mudança climática.

Rudd assinou esta semana a ratificação do documento. "Nossa posição em relação a Kioto é muito clara. Todos os países, desenvolvidos ou em vias de desenvolvimento, têm que fazer parte da solução global", disse, segundo a rádio australiana "Southern Cross".

O governante australiano destacou que China e Índia são fundamentais para o acordo.
A ratificação de Kioto é uma mudança radical na postura da Austrália. Nos últimos anos, sob o ex-primeiro-ministro conservador John Howard, o país adotava a mesma posição dos EUA, que agora são o único país desenvolvido a se negar a assinar o documento.

Em entrevista publicada hoje pelo jornal "The Sydney Morning Herald", Rudd disse que explicará a nova estratégia da Austrália para combater o aquecimento global na próxima semana, na Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, em Bali (Indonésia) "Achamos que o planeta está sob crescente e significativa ameaça.

Por isso, a necessidade de cooperação global não é uma opção, e sim uma urgência", comentou.
Kevin Rudd, vai a Bali acompanhado de seus ministros para a Mudança Climática, Penny Wong; do Meio Ambiente, Peter Garrett; e do Tesouro, Wayne Swan.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/04122007/40/saude-australia-quer-eua-china-ndia-ratifiquem-kioto.html

0 comentário(s):