Bento XVI propôs uma aliança entre o ser humano e o meio ambiente que sirva para alcançar um "equilíbrio ecológico" sem cair nas redes dos preconceitos ideológicos.
Assim o propõe na mensagem que enviou por ocasião da Jornada Mundial da Paz, que se celebrará em 1º de janeiro de 2008, com o tema "Família humana, comunidade de paz".
"Devemos cuidar do ambiente: este foi confiado ao homem, para que o guarde e cultive com liberdade responsável, tendo sempre como critério orientador o bem de todos. Obviamente, o ser humano tem um primado de valor sobre toda a criação", exorta a mensagem pontifícia publicada hoje.
"Respeitar o ambiente não significa considerar a natureza material ou animal mais importante do que o homem", adverte.
"Quer dizer antes não a considerar egoisticamente à completa disposição dos próprios interesses, porque as gerações futuras também têm o direito de se beneficiar da criação, exprimindo nela a mesma liberdade responsável que reivindicamos para nós."
Neste contexto, o bispo de Roma pede para não "esquecer os pobres, em muitos casos excluídos do destino universal dos bens da criação".
Em momentos nos quais a humanidade "teme pelo futuro equilíbrio ecológico", o Santo Padre considera que "será bom que as avaliações a este respeito se façam com prudência, no diálogo entre peritos e cientistas, sem acelerações ideológicas para conclusões apressadas e sobretudo pondo-se conjuntamente de acordo sobre um modelo de progresso sustentável, que garanta o bem-estar de todos no respeito dos equilíbrios ecológicos".
Leia a notícia completa:
http://www.zenit.org/article-17022?l=portuguese
quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
Bento XVI promove aliança entre ser humano e meio ambiente
Postado por
Felipe Saldanha
- às
13:53
|
Link permanente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentário(s):
Postar um comentário