quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Ban Ki-moon defende "economias verdes" para combater mudança climática


Na foto: secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, dirige-se a delegados durante a Conferência (fonte: http://unfccc.int/2860.php)

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, defendeu hoje um futuro de "economias verdes" e desenvolvimento sustentável, ao inaugurar a reunião de ministros do Meio Ambiente da 13ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática.

Em seu discurso na ilha indonésia de Bali, Ban disse que o problema é "tanto um desafio quanto uma oportunidade".

"Se formos criativos, poderemos conter seus efeitos", afirmou.

Mas ele alertou que "já não há tempo para o erro, por isso é preciso agir agora. Caso contrário, o preço da negligência será enorme".

Ban afirmou que a luta contra a mudança climática não é incompatível com o crescimento econômico, principalmente o dos países em desenvolvimento, que, segundo ele, são os que mais sofrem os efeitos do aquecimento global.

Para o secretário-geral, no entanto, a origem das emissões não deveria ser distinguida.

"A mudança climática atinge todos nós, mas não da mesma maneira", afirmou, referindo-se à queixa dos países em desenvolvimento de que são eles os que arcam com as conseqüências da maior quantidade de emissões de poluentes dos países industrializados.

Segundo Ban, os países mais ricos têm a "obrigação ética" de reparar essa "injustiça". Ele pediu que liderem os esforços para reverter a situação atual e dêem incentivos para que as nações mais pobres possam combater o problema sem reduzir seu crescimento econômico.

Dica do Jogo Limpo:
» Assista ao vivo a Conferência pela internet (em inglês):
http://www.un.org/webcast/unfccc/

Leia a notícia completa:
http://br.noticias.yahoo.com/s/12122007/40/mundo-ban-ki-moon-defende-economias-verdes-combater-mudan-climatica.html

0 comentário(s):