sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Duas notícias sobre a conferência em Bali

EUA e países emergentes se opõem a objetivos da reunião de Bali

A ONU está consciente de que nem os Estados Unidos nem os países em desenvolvimento, como o Brasil, estão dispostos a aceitar as metas internacionais para frear suas emissões de gases que provocam o efeito estufa, durante a conferência de Bali, que termina daqui a sete dias.

Esta reunião, que reúne quase 190 governos frente ao perigo do aquecimento global, provavelmente será encerrada sem que dois dos países mais poluentes, Estados Unidos e China, aceitem compromissos, nem mesmo verbais, admitiu o representante das Nações Unidas para mudanças climáticas, Yvo de Boer (na foto).

"Creio que o atual governo Bush está disposto a aceitar um objetivo para a redução das emissões apenas se este objetivo fizer parte de uma legislação nacional", declarou nesta sexta-feira, em uma entrevista à AFP.

"Os Estados Unidos estão a favor de objetivos vinculantes nacionais, mas são contra os objetivos vinculantes internacionais", insistiu o holandês, secretário executivo da Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança Climática.

Maior economia mundial e principal emissor de gases de efeito estufa, os Estados Unidos enfrentam uma forte pressão internacional para que ratifiquem o Protocolo de Kyoto, único instrumento em escala mundial para interromper a mudança climática.

Leia a notícia completa:
http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/071207/saude/ecologia_clima_onu_bali


Greenpeace ergue em Berlim urso polar de gelo gigante de 15 toneladas

A organização ambientalista Greenpeace ergueu hoje uma monumental escultura de gelo em frente ao Portão de Brandeburgo, que o artista alemão Christian Funk talhará até sábado com a forma de um urso polar de 15 toneladas, para denunciar as conseqüências do aquecimento global.

A escultura de mais de quatro metros de altura, adotado como símbolo dos espécies animais ameaçadas pela mudança climática, será o ponto alto no sábado da manifestação convocada pelas principais organizações ambientalistas.

A criação de Funk quer pedir aos participantes da conferência climática das Nações Unidas, realizada em Bali (Indonésia), para adotar "medidas vinculativas" para garantir uma "ampla proteção" do meio ambiente, explicou a ONG em comunicado.

Leia a notícia completa:
http://br.noticias.yahoo.com/s/07122007/40/saude-greenpeace-ergue-berlim-urso-polar-gelo-gigante-15-toneladas.html

0 comentário(s):