terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Aquecimento ameaça pingüins da Antártida, alerta o WWF

A população de pingüins da Antártida está ameaçada pelo aquecimento global, porque o degelo tira seus alimentos e seu território de reprodução, alertou hoje o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) na ilha de Bali.

Os pingüins, símbolo do continente gelado, "enfrentam uma batalha diária para se adaptar às novas circunstâncias", disse a subdiretora do programa de mudança climática do grupo ambientalista, Anna Reynolds.

Segundo o WWF, o gelo cobre hoje 40% a menos da região oeste da Antártida que há 26 anos. A redução exauriu os bancos de kril, um pequeno crustáceo que é o principal alimento dos pingüins.

Algumas comunidades diminuíram de 30 a 66%. A falta de comida torna cada vez mais difícil a subsistência para os filhotes.

O pingüim imperador, a espécie de maior porte, também luta para proteger sua prole de camadas de gelo mais finas, que racham e engolem nas profundezas os ovos e filhotes, disse o WWF.

"A sobrevivência destes e outros animais da Antártida depende do futuro da cobertura polar", disse o chefe da seção internacional da organização, James Leape. Ele pediu que as delegações governamentais que assistem à Conferência da ONU sobre a Mudança Climática, em Bali, se comprometam a reduzir drasticamente as emissões de gases poluentes para proteger o continente gelado e a saúde de todo o planeta.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/11122007/40/saude-aquecimento-amea-pinguins-da-antartida-alerta-wwf.html
(Foto: http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Adelie_penguins_at_iceberg.jpg)

0 comentário(s):