terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Completa com óleo de cozinha!

O pessoal do Instituto Morro da Cutia de Agroecologia, uma ONG do Rio Grande do Sul, já está usando óleo de cozinha reciclado como combustível para tratores e caminhões. A sugestão é da Ananda, conterrânea do pessoal da ONG lá de Montenegro.

O óleo de cozinha é recolhido de restaurantes e domicílios da cidade e reciclado. Primeiro, passa por uma decantação, para separar as impurezas. Depois é adicionada água ao óleo, que é fervido para eliminar o sal. Por último, há uma microfiltragem.

O combustível alternativo pode ser usado em motores movidos a diesel. Mas antes eles precisam passar por uma adaptação. O kit para adaptar o motor custa entre R$ 2 mil e R$ 3 mil. O Morro da Cutia produz cerca de 5 mil litros de combustível por mês, distribuídos para agricultores da região.

Além de evitar que o óleo descartado polua o meio ambiente, o combustível reciclado contribui para reduzir a utilização de petróleo, cuja queima manda para atmosfera gás carbônico e outros poluentes.

“O rendimento de um motor a óleo reciclado é o mesmo de um movido a diesel”, afirma o engenheiro florestal Stéfano Ilha Dissiuta, um dos diretores do Morro da Cutia. “Essa tecnologia já é bastante usada na Alemanha e no Canadá, onde há muitos incentivos para a utilização de energias renováveis. Aqui no Brasil, o foco acaba ficando mais no etanol e no biodisel”, afirma Stéfano, que quer expandir a utilização do óleo reciclado.

(Marcela Buscato)

0 comentário(s):