terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Especial: Retrospectiva Verde 2009


Um novo ano se inicia e, com ele, uma oportunidade de refletir, relembrando alguns fatos – não com nostalgia ou tristeza, mas para que eles nos ajudem a repensar nossas ações. Isso também vale quando o assunto é meio ambiente. Alguns episódios que aconteceram em 2009 foram desanimadores, outros renovaram nossas esperanças, porém o mais importante é que todos nos mostraram que líderes políticos, ativistas, cientistas e pessoas como eu e você continuam trabalhando pelo nosso planeta – e os resultados estão aparecendo.

O Blog do Jogo Limpo selecionou 10 fatos que marcaram o penúltimo ano da década e ajudaram a moldar a forma como se pensará a questão ambiental no ano de 2010.

10. Inovações tecnológicas e ecológicas

A tecnologia se mostrou uma grande aliada do meio ambiente em 2009. Fabricantes de celular retiraram produtos tóxicos da composição de seus produtos e investiram em materiais alternativos, tanto na composição do aparelho quanto da embalagem. Até celular de grama foi inventado. As inovações também incluíram bateria de refrigerante, pen-drive de milho, impressora movida a café...

9. Crise econômica e crise ecológica

2009 começou sem se recuperar completamente da crise que tinha abalado a economia no ano anterior. O alerta dado no início do ano por um grupo de ONGs foi de que não era possível sacrificar o clima em nome da recuperação econômica: pelo contrário, as energias renováveis e os empregos verdes poderiam contribuir para o reaquecimento. O setor privado se destacou por defender o início da uma economia verdadeiramente limpa.

8. Iniciativas ambientais

O Blog do Jogo Limpo mostrou neste ano iniciativas como a Loja Grátis, em que você pode pegar o que quiser sem precisar pagar, a venda de cordas de guitarra pelo meio ambiente, um concurso de pôsteres ecológicos, o Manifesto Lixo Eletrônico, o Blog Action Day, evento que reuniu blogueiros em torno da questão climática, e o Dia Internacional pela Ação Climática. O Projeto Jogo Limpo também realizou diversas ações em 2009: participamos do Sintonia Ecologia, de um plantio coletivo de árvores e de um fórum, tudo com o apoio de diversos parceiros.



7. A força da internet

No ano em que o Twitter virou fenômeno – o Blog do Jogo Limpo até selecionou alguns perfis ecológicos – a rede mundial de computadores provou que está ainda mais influente em nossas vidas. A Web levou mensagens ambientais aos jovens em uma linguagem mais atualizada e de forma mais interativa e impactante, e os uniu em ações que não se restringem ao teclado e mouse, como os flash mobs. A internet também está entrando nas salas de aula. Os blogs estão sendo reconhecidos por estimularem a produção de textos e os debates.

6. Sacolas plásticas em baixa

Seguindo o que China, Inglaterra e algumas cidades dos Estados Unidos já haviam feito, a Austrália começou a banir as sacolas plásticas. No Brasil, o Ministério do Meio Ambiente e o Wal-Mart lançaram a campanha “Saco é um saco”, para conscientizar os consumidores. O Blog do Jogo Limpo ainda registrou a luta de uma família para mudar seus hábitos e parar com as sacolinhas e acompanhou universitários que estão reutilizando as sacolas para confeccionar vestidos.

5. Campanhas polêmicas

O WWF pediu para que 1 bilhão de pessoas apagassem as luzes por uma hora no dia 28 de março. O Instituto Akatu fez anúncios parodiando as propagandas de varejo, “vendendo” produtos estragados em uma campanha que levou o título “1/3 de tudo o que você compra vai direto para o lixo”. O príncipe Charles contracenou um vídeo com um sapo, chamando a atenção para o desmatamento na floresta tropical. A ONU lançou a meta de plantar 7 bilhões de árvores até o fim do ano (e conseguiu não só cumpri-la, como superá-la). A PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) criou a campanha “Testes em animais partem o coração”. Mas a campanha que mais repercutiu foi a da SOS Mata Atlântica (a propósito, você já fez xixi no banho hoje?). A ousadia das campanhas só não superou a polêmica que causaram.



4. A posse de Barack Obama e a nova postura dos Estados Unidos

O novo presidente norte-americano chegou ao poder com a promessa de mudar a postura do seu antecessor, George W. Bush, garantindo que apoiaria o desenvolvimento de energias limpas e as negociações contra as mudanças climáticas. Nos Estados Unidos, leis foram aprovadas para limitar as emissões de gases. Mas, em Copenhague, foi criticado por exigir que, se os EUA fossem entrar no jogo, seria com as suas próprias regras.

3. A pré-candidatura de Marina Silva

Depois de renunciar ao Ministério do Meio Ambiente, no ano passado, Marina Silva aceitou o convite do Partido Verde (PV) para trocar de legenda e desligou-se do Partido dos Trabalhadores (PT), ao qual era vinculada há cerca de trinta anos. Recentemente, anunciou que vai se candidatar a presidente nas próximas eleições. Sua história de vida comove: a senadora, nascida nos seringais do Acre, era analfabeta aos 16 anos, pobre e foi desenganada quatro vezes pelos médicos. Mas ela vai conseguir superar Dilma e Serra, os dois oponentes mais fortes, mostrando que pode lidar em outras áreas que não sejam a ambiental? Só 2010 vai revelar.

2. Governo brasileiro na berlinda

O poder público teve que tomar decisões importantes este ano. No início de 2009, o governo anunciou, sob críticas, mais investimentos em termelétricas, apesar do potencial de energias renováveis como a eólica. Com o petróleo na mira dos ambientalistas, também foi preciso equilibrar o entusiasmo com a descoberta dos poços de pré-sal. Já o Congresso chamou a atenção do país ao aprovar a Medida Provisória 458, acusada de beneficiar grileiros, mas cujos artigos mais polêmicos foram vetados pelo presidente Lula. Por outro lado, finalmente foi aprovada a nova política climática nacional, prevendo redução de cerca de 40% nas emissões projetadas de gases do efeito estufa até 2020 (fonte: Terra).



1. Copenhague

A décima quinta Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP15) foi realizada em Copenhague sob os olhares atentos de empresas, governos, ONGs e indivíduos de todo o mundo. Entre as propostas que foram levadas para debate, estavam a fixação de metas para reduzir emissões até 2020 e a criação de mecanismos como um fundo climático em que os países ricos ajudassem os pobres a diminuir sua poluição. Esperava-se um sucessor para o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012. Em meio a denúncias de manipulação de dados e muitos impasses, o que saiu foi um acordo político, que não foi aprovado com o consenso de todos os países, nem tem força de lei.

Esperamos que 2009 tenha deixado boas lições para todos nós, e que o próximo ano seja repleto de sucesso, consciência, atitude e sustentabilidade. Feliz 2010!

Felipe Saldanha

4 comentário(s):

Paula Arantes disse...

Ficou muito legal essa retrospectiva! Ninguém melhor que você para eleger o que de melhor (ou pior) aconteceu nesse meio.
Esse ano de 2009 terminou com muitas discussões que continuarão em 2010 e eu espero que todos esses problemas em relação ao planeta, principalmente os mostrados em Copenhague, sejam solucionados o mais rápido possível. O Planeta agradece!

Paula Arantes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Erica G. Araújo disse...

Bom dia
Achei esse blog muito interessante, pesquisei sobre reciclagem e sobre outros assuntos e achei o blog. Desde o Natal fiz na empresa onde trabalho uma proposta para enfeitarmos toda a empresa com materiais recicláveis, e ficou muito bonito, foi muito bom ver todos da empresa empenhados em decorar o seu setor e o resultado ficou interessante demais!! E para 2010 a proposta é continuar separando material reciclável, o que já fazíamos, mas iremos começar a vender esse material e o dinheiro será para as festas dos próprios funcionários. Estou muito empolgada, estarei acompanhando o seu blog. Parabéns pelas notícias.
Obrigada
Erica Araújo
Supervisora de Marketing

Felipe Saldanha disse...

Oi Érica,

Obrigado pelo comentário! Gostaríamos muito de ver fotos deste trabalho na sua empresa e, se possível, publicá-las como um exemplo de boa prática!
Continue nos acompanhando, estamos sempre em busca de novidades e curiosidades para nossos posts!

Abraços,

Felipe
Projeto Jogo Limpo